Unidade de Terapia Intensiva
A UTI é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como “unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar”.
É com muita alegria que em 03/10/2019 recebemos nosso centésimo paciente na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Padre Máximo!
A Unidade, que foi inaugurada em 19/07/2019, completa amanhã três meses de inauguração. Desde sua abertura, Já foram admitidos 119 pacientes, procedentes de diversos municípios, pois 9 dos 10 leitos são regulados pela Central de Regulação de Leitos Estadual. A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar capacitada, com profissionais muito experientes que vieram para somar à equipe já atuante na instituição.
Uma das grandes ações do Hospital com a inauguração desta Unidade é a consolidação do Modelo de Excelência em Qualidade Hospitalar do Hospital Padre Máximo, uma metodologia do cuidado, alinhando uma medicina de alta complexidade na Região Serrana do Espírito Santo, cuidando da saúde das pessoas e oferecendo atendimento completo em diversas especialidades médicas, com consultas, exames, diagnósticos, cirurgias e tratamentos, juntamente com práticas mais atuais adotadas nos grandes centros. Um dos pontos dessa metodologia é a humanização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A UTI é um dos espaços de maior complexidade e com uma das maiores concentrações de tecnologia de ponta em um hospital. E, portanto, em que há o maior risco de acontecer a “desumanização” de pacientes e familiares. As pessoas internadas nessas unidades frequentemente passaram por traumas que demandam cuidados intensivos e especiais, mas acima de tudo, precisam de apoio e acolhimento para se recuperar.
Um estudo americano publicado recentemente revelou que as reclamações mais comuns de pacientes em hospitais são: privação do sono, barulho, perda de itens pessoais, falta de comunicação, sentirem-se mal informados sobre seus próprios cuidados, falta de orientação sobre o quarto e o hospital. Estes e outros fatores, como a ausência da família e a falta de luz natural tornam o hospital um ambiente estressante, o que pode prejudicar a recuperação de pacientes críticos e é justamente isso que a humanização busca evitar. A presença de luz natural é extremamente importante, os pacientes em estado grave costumam ter dificuldade de saber se é dia ou noite no quarto de uma UTI, essa condição pode agravar uma série de problemas de ordem emocional e psicológica, como por exemplo, a depressão.
De local inóspito a ambiente acolhedor. Esse é o desejo da direção do Hospital dentro dessa linha de cuidado, e, com isso, foi implantado em meados de agosto de 2018, o Programa Cuidado Centrado no Paciente, que tem como metodologia, entre outros, instituir com a implementação do atendimento humanizado em suas Unidades um local acolhedor, com atendimento diferenciado e a melhor ambiência possível para as pessoas hospitalizadas. Alguns exemplos de ambiência que temos em nossa UTI: Quartos espaçosos, individuais, janelas amplas que permitem a entrada da luz natural, possibilidade de visualização de paisagem natural do entorno do edifício, além do apoio psicológico para os doentes e seus familiares, independentemente de o serviço ter sido solicitado ou não e a permissão da presença de acompanhantes na visita estendida.
A reavaliação constante de processos para a melhoria da qualidade e segurança, tornam a Unidade acolhedora e segura. Diariamente é realizado round multidisciplinar, que consiste na reunião de toda a equipe (Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo) à beira do leito, onde cada profissional expõe o que observa no tratamento, propõe condutas e novas abordagens que possam levar à melhora do estado do paciente. O objetivo é planejar a assistência e a alta do paciente, de forma humanizada e individualizada. Além disso, mensalmente, a equipe realiza a apresentação dos resultados da Unidade (Indicadores), traçando metas desafiadoras e definindo planos de ação para melhoria contínua dos itens avaliados.
A pesquisa de satisfação da UTI, no período, apresentou excelentes resultados:
Depoimentos de pacientes / familiares sobre a permanência na UTI: