PRONTO SOCORRO

O Pronto Socorro do Hospital Padre Máximo é uma unidade hospitalar de urgência e emergência e realiza cerca de 100 mil atendimentos por ano.

O atendimento de urgência e emergência é realizado conforme os preceitos do Protocolo de Manchester, através da classificação de risco, realizada por um profissional capacitado. O enfermeiro avalia o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento médico e não por ordem de chegada, assegurando que os pacientes em situação mais grave recebam o atendimento imediato, independente do tipo de atendimento: SUS, convênio ou particular. O que diferencia nos tipos de atendimento é a acomodação do paciente, seja para observação ou internação.

O Pronto Socorro conta com uma sala de Emergência com 5 leitos equipados, duas salas de observação para pacientes SUS, uma sala de observação para pacientes de convênios ou particulares, uma sala de isolamento para estabilização, uma sala de medicações adulto que acomoda 10 pacientes, uma sala de observação pediátrica, além de sala de imobilização ortopédica e uma unidade de farmácia satélite.

Posicionado dentro da planta física do Pronto Socorro, encontra-se o SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico), onde são oferecidos serviços próprios de imagens, como RX e Mamografia, assim como uma unidade da Unimed Sul Capixaba, que realiza exames de Tomografia e Ultrassonografia. Anexo ao PS, contamos com o serviço laboratorial terceirizado (Diagcenter), com análises clínicas e microbiológicas, oferecendo agilidade no suporte ao diagnóstico médico. Com esse ganho de tempo, o atendimento se torna ainda mais seguro e eficaz.

O Pronto Socorro conta com uma sala de Emergência com 4 leitos equipados, duas salas de observação para pacientes SUS, que juntas conferem acomodação para 15 pacientes, uma sala de observação para pacientes de convênios ou particulares, com acomodação para 4 pacientes, além de sala de imobilização ortopédica e uma unidade de farmácia satélite.

Posicionado dentro da planta física do Pronto Socorro, encontra-se o SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico), onde são oferecidos serviços de imagens, como RX, Mamografia, Tomografia e Ultrassonografia. Anexo ao PS, contamos com o serviço laboratorial, com análises clínicas e microbiológicas, oferecendo agilidade no suporte ao diagnóstico médico. Com esse ganho de tempo, o atendimento se torna ainda mais seguro e eficaz.

CENTRO CIRÚRGICO

O Centro cirúrgico do Hospital Padre Máximo é constituído de cinco salas de cirurgia, equipadas para a realização de procedimentos de pequena, média e alta complexidade. Realizamos procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades, dentre elas, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Ortopédica, Cirurgia Vascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Cirurgia Urológica, Otorrinolaringologia, Neurocirurgia, entre outras, realizando, em média, 1.600 cirurgias por ano.

O Hospital iniciou, no final do primeiro semestre de 2018, a implantação dos Protocolos de segurança, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, em consonância com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído no Brasil pela Portaria MS nº 529, de 1 de abril de 2013. Tendo em agosto de 2018, iniciado a implantação do Protocolo de cirurgia segura, o último protocolo de segurança a ser implantado na instituição, visando a redução do risco de eventos adversos antes, durante e depois das cirurgias.

UNIDADE DE INTERNAÇÃO

O Hospital faz internação (eletiva / urgência, clínica / cirúrgica) nas especialidades clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, cirurgia geral, plástica, otorrinolaringologia, cirurgia do aparelho digestivo, proctologia, urologia, ortopedia, entre outras. Faz ainda atendimentos / internações na área de saúde mental. Em média, a unidade de internação realiza 2.500 internações/ano; só a maternidade realiza cerca de 800 internações/ano.

Contamos com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicóloga e assistente social, que trabalham com a abordagem interdisciplinar, ou seja, há uma colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. Assim, a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcance a amplitude do ser humano, transcendendo a noção de conceito de saúde.

AMBULATÓRIO

O hospital conta com ambulatório de especialidades para realização de consultas / exames / procedimentos eletivos, previamente agendados, para conforto e comodidade dos pacientes. Os atendimentos estão disponíveis em Ortopedia, Oftalmologia, Clínica médica, Ginecologia / Obstetrícia, Urologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Anestesiologia, Neurocirurgia, Neurologia clínica adulto e pediátrica, Pediatria, Endocrinologia Pediátrica, Otorrinolaringologia, Dermatologia, Pneumologia, Cirurgia Plástica, Coloproctologia, Cirurgia Oncológica, Endocrinologia, Psicologia e Nutrição. Realizamos ainda os exames de Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia e Teste Ergométrico, com profissionais capacitados, oferecemos uma assistência diferenciada, com abordagem humanizada, precisão e confiabilidade dos resultados.

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

A UTI é uma unidade hospitalar que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos. A unidade conta com o suporte e tratamento intensivo, onde os pacientes são atendidos por uma equipe especializada multidisciplinar, composta por médicos intensivistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionista, psicóloga, assistente social, entre outros; sendo um dos espaços de maior complexidade e com uma das maiores concentrações de tecnologia de ponta do hospital. A unidade, desde sua inauguração, tem como metodologia, entre outros, instituir com a implementação do atendimento humanizado, local acolhedor, com atendimento diferenciado e a melhor ambiência possível para as pessoas hospitalizadas. A UTI conta com 20 leitos, sendo 1 privado (atende pacientes de convênio e particular) e 19 são regulados pela Central de Vagas Estadual, atendendo ao SUS.