PRONTO SOCORRO

O Pronto Socorro do Hospital Padre Máximo é uma unidade hospitalar de urgência e emergência e realiza mais de 65 mil atendimentos por ano.

O atendimento de urgência e emergência é realizado conforme os preceitos do Protocolo de Manchester, através da classificação de risco, realizada por um profissional capacitado. O enfermeiro avalia o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento médico e não por ordem de chegada, assegurando que os pacientes em situação mais grave recebam o atendimento imediato, independente do tipo de atendimento: SUS, convênio ou particular. O que diferencia nos tipos de atendimento é a acomodação do paciente, seja para observação ou internação.

O Pronto Socorro conta com uma sala de Emergência com 4 leitos equipados, duas salas de observação para pacientes SUS, que juntas conferem acomodação para 15 pacientes, uma sala de observação para pacientes de convênios ou particulares, com acomodação para 4 pacientes, além de sala de imobilização ortopédica e uma unidade de farmácia satélite.

Posicionado dentro da planta física do Pronto Socorro, encontra-se o SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico), onde são oferecidos serviços de imagens, como RX, Mamografia, Tomografia e Ultrassonografia. Anexo ao PS, contamos com o serviço laboratorial, com análises clínicas e microbiológicas, oferecendo agilidade no suporte ao diagnóstico médico. Com esse ganho de tempo, o atendimento se torna ainda mais seguro e eficaz.

CENTRO CIRÚRGICO

O Centro cirúrgico do Hospital Padre Máximo é constituído de duas salas de cirurgia, equipadas para a realização de procedimentos de pequena e média complexidade, nas especialidades de Cirurgia Geral, Vascular, Aparelho Digestivo, Proctologia, Urologia, Plástica, Ortopédica, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, realizando, em média, 1.600 cirurgias por ano.

O Hospital iniciou, no final do primeiro semestre de 2018, a implantação dos Protocolos de segurança, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, em consonância com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído no Brasil pela Portaria MS nº 529, de 1 de abril de 2013. Tendo em agosto de 2018, iniciado a implantação do Protocolo de cirurgia segura, o último protocolo de segurança a ser implantado na instituição, visando a redução do risco de eventos adversos antes, durante e depois das cirurgias.

UNIDADE DE INTERNAÇÃO

O Hospital faz internação (eletiva / urgência, clínica / cirúrgica) nas especialidades clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, cirurgia geral (plástica, otorrinolaringologia, aparelho digestivo, proctologia, urologia, vascular), ortopedia e faz atendimentos / internações na área de saúde mental. Temos 70 leitos na unidade de internação, destes, 4 são destinados à internação de pacientes com transtorno mental e 4 destinados a cuidados intermediários (pediátricos e adulto). Em média, a unidade de internação realiza 2.500 internações/ano; só a maternidade realiza cerca de 600 internações/ano.

Contamos com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicóloga e assistente social, que trabalham com a abordagem interdisciplinar, ou seja, há uma colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. Assim, a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcance a amplitude do ser humano, transcendendo a noção de conceito de saúde.

AMBULATÓRIO

O hospital conta com ambulatório de especialidades para realização de consultas eletivas, previamente agendadas para conforto e comodidade dos pacientes. As especialidades disponíveis são Ginecologia / Obstetrícia, pediatria, cirurgia do aparelho digestivo, pneumologia, cirurgia vascular, ortopedia, urologia, anestesiologia, otorrinolaringologia e clínico geral. Além disso, realizamos exames como Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, com profissionais capacitados, oferecemos uma assistência diferenciada, com abordagem humanizada, precisão e confiabilidade dos resultados.