História

Em 14/01/1959, diante de uma necessidade de saúde da comunidade de Venda Nova do Imigrante, lideranças locais motivadas pelo padre Cleto Caliman, reuniram-se em Assembleia Geral para tratarem da constituição de uma sociedade civil de direito privado, de fins não econômicos, filantrópica, de caráter beneficente, de assistência social e de assistência à saúde. Em seguida propuseram a denominação Hospital Padre Máximo, em homenagem ao sacerdote espanhol Frei Máximo Taboenca, da Congregação dos Agostinianos Recoletos, pelo reconhecimento e gratidão aos serviços prestados à comunidade na época.

Com a doação de um terreno pela família do Sr. Vicente Zandonadi e a participação voluntária dos moradores, o primeiro pavimento do hospital foi erguido; embora com recursos sempre escassos, fizeram reformas ousadas com esforço comunitário, dando início a uma história de assistência humanitária e voluntariado, tão presentes na cidade até os dias atuais.

O Hospital Padre Máximo continua com elevada responsabilidade social, por ser o único no município a oferecer serviços médicos de urgência e emergência durante o período de 24 horas aos munícipes de Venda Nova do Imigrante, de cidades circunvizinhas e demanda espontânea de transeuntes da BR 262, abrangendo uma população de aproximadamente 180.000 habitantes.

O hospital compõe a rede de Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo, mantém assistência médico-hospitalar através do SUS, Convênios e Particulares, com mais de 80% dos atendimentos realizados ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em busca de excelência o Hospital Padre Máximo trabalha na sua estruturação para atender a demanda e ampliar os serviços, fazendo melhorias contínuas na estrutura física, na operacionalização dos serviços, nos avanços tecnológicos e investindo em Gestão Hospitalar.